domingo, 5 de julho de 2015

Logística - Diferencial competitivo para as organizações

Estou de volta com mais conhecimentos!

Segue um pouco de logística, com base nos meus estudos de trabalho de conclusão de curso em Engenharia de Produção.

Tema: A importância da intermodalidade e seus impactos na Logística como fator de competitividade na indústria siderúrgica.

De acordo com a Associação Brasileira de Logística – ASLOG define logística da seguinte forma:
“Logística é uma parte da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla com eficácia o fluxo e a armazenagem dos bens, dos serviços e das informações entre o ponto de origem e o ponto de consumo destes itens, a fim de satisfazer todas as exigências dos consumidores em geral.”

A logística tornou-se um diferencial competitivo das organizações, pela necessidade cada vez maior de transportar mercadorias. Segundo DIAS (2012), nos últimos anos, a globalização colocou a logística em um novo patamar. Com esse grande aumento da circulação de mercadorias, a pressão para reduzir custos e aumentar vendas, as empresas voltaram os olhos para a importância de desenvolver uma cadeia de suprimento e transporte eficiente.

Segundo a OMC (Organização Mundial do Comércio), em 60 anos o total de cargas transportadas entre países cresceu exponencialmente. Considerando em dólares atuais, em 1948 foi de 120 bilhões, e em 2008 foi de 18 trilhões de dólares.

Nesse cenário de expansão da logística de transporte, faz com que a organização perceba a sua importância no processo produtivo, para ser mais competitiva no mercado.
Segundo o SEBRAE (2013)
   “Competitividade é a capacidade que uma empresa tem de formular e programar estratégias concorrentes que lhe permite uma condição privilegiada perante as demais empresas e uma posição sustentável no mercado. Caso ela não tenha uma condição mínima de competição com seus concorrentes, certamente logo deixará de existir.”
A competitividade e a concorrência entre produtos e mercadorias, sejam de qualquer tipo, estão tendo grandes alterações, cada vez mais crescentes e cada vez também mais instáveis.

 A logística está presente no processo de produção desde o recebimento de matéria- prima, com a movimentação de materiais para o fluxo de produção ocorrer, até a finalização do produto acabado. Para isso é necessário à utilização de modais de transportes, onde temos o rodoviário, ferroviário, marítimo, aéreo e dutoviário.

O Brasil teve, até o ano de 2010, 1,76 milhões de quilômetros de vias rodoviárias. Desse total, somente 212.000 quilômetros estavam pavimentadas. As ferrovias tinham 29.000 quilômetros disponíveis, desse total somente 10% estavam efetivamente utilizados. Fazendo uma comparação com a Índia, os 200.000 quilômetros de rodovias pavimentadas não competem com 1,5 milhão de quilômetros em uma área considerada 1/3 da brasileira. O transporte ferroviário tem uma participação de 60% do total e, em rodovia 25%, que é exatamente o contrário no Brasil. Esses números são do Instituto de Logística e Supply Chain, e também com base em dados das agências do governo brasileiro.

Com esse contexto, precisamos entender a competitividade de cada modal de transporte, suas características, suas aplicações e utilização para a empresa, podendo aumentar as opções de distribuição do produto e reduzir custos do transporte até o destino final, tornando-se mais competitivo.
      
Nesse cenário de competitividade, custo é a palavra essencial para ganhar vantagem ao concorrente, de acordo com MARTINS (2001), o transporte junto com o estoque e a informação forma o tripé de sustentação das atividades logísticas, e em termos de custos, representa quase 2/3 do total dos gastos das operações logísticas brasileiras.

Com essa grande pressão do mercado atual, é cada vez maior o foco no trinômio: PREÇO x QUALIDADE x ATENDIMENTO, a gestão do processo logístico deve ser bem planejada e gerenciada, para garanti a redução de custos de transporte, de distribuição, de estoques, e a otimização do tempo de operação, além de reduzir os erros e as perdas consequentes de um processo falho.



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