sábado, 11 de janeiro de 2014

Teoria Elementar da Demanda e Oferta

   Uma abordagem simplificada da Teoria elementar da demanda e oferta. A demanda ou procura é a quantidade de um determinado bem ou serviço que o consumidor deseja adquirir em certo período de tempo. A demanda é um desejo de comprar e um fluxo por unidade de tempo, ela é derivada da hipótese sobre a escolha do consumidor entre diversos bens que seu orçamento permite adquirir.
   Temos quatro determinantes que influenciam a procura do consumidor são eles: o preço do bem, preços dos outros bens, renda do consumidor e gosto ou preferência do indivíduo.
   A relação entre quantidade demandada e preço do bem é inversamente proporcional entre o preço do bem e a quantidade demandada. Quando o preço do bem cai, os consumidores deverão aumentar seu desejo de comprá-lo, ou seja, a demanda sobe.
   A relação entre a procura de um bem e o preço dos outros bens, depende do tipo de relação existente entre os dois bens. Se o aumento do preço do bem aumentar a demanda do bem, serão chamados substitutos ou concorrentes. Se o aumento do preço do bem ocasionar uma queda na demanda do bem, os bens serão chamados complementares.
   A relação entre a procura de um bem e a renda do consumidor é crescente e direta entre a renda e a demanda de um bem ou serviços. Existe umas exceções nessa regra, quando o individuo estiver totalmente satisfeito com o consumo de um determinado bem, e portanto, não altere a quantidade procurada por unidade de tempo, quando sua renda aumentar, chamamos de consumo saciado. Outra exceção encontra-se nos chamados bens inferiores, estes são os bens cuja demanda se reduz quando a renda aumenta.
   A relação entre a procura do bem e o gosto do consumidor está relacionado com o marketing das campanhas publicitárias que influenciam na procura de um determinado bem ou serviço.
   Na teoria elementar da oferta definimos a quantidade de um bem ou serviço que os produtores desejam vender por unidade de tempo. A oferta é um desejo, um plano, uma aspiração.

   A oferta de um bem depende de seu próprio preço, quanto maior for o preço de um bem, mais interessante se torna produzi-lo e, portanto, a oferta é maior. A oferta do bem também depende dos preços dos fatores de produção. O preço dos fatores, juntamente com a tecnologia empregada, determina o custo da produção. A oferta de um bem pode também ser alterada por mudanças nos preços dos demais bens produzidos. Se os preços dos demais bens subirem e o preço do bem x permanecer idêntico, sua produção torna-se menos atraente em relação à produção dos outros bens, consequentemente diminuindo sua oferta.













Alex Neves

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