sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Qualidade- SIX SIGMA

Vamos falar de Qualidade Six Sigma .

O que é o programa 6-sigmas ?
Consiste na aplicação de métodos estatísticos a processos empresariais, orientada pela meta de eliminar defeitos. A maioria das empresas opera no nível 3,3 sigma, o que equivale a 35 mil defeitos por milhões de oportunidades de haver defeitos. Uma empresa 6 sigma gera apenas 3,4 defeitos por milhões.

Seus benefícios:
  • Maior eficiência operacional
  • Redução de custos
  • Melhoria da qualidade
  • Aumento da satisfação do cliente
  • Aumento da lucratividade
Que recursos são usados no modelo ?
Além das ferramentas habituais da qualidade, o arsenal incluir:
  • desenho/redesenho de processos
  • análise de variância
  • projetos de experimentos
  • controle estatístico de processos
  • análise de modos e efeitos das falhas
  • benchmarking (* assunto abordado nos meses atrás
Ingredientes crucial do 6-sigma :
  • A  estrutura que se estabelece na organização
  • Gestão baseado no conhecimento
  • Estrutura incluir primeiramente os líderes da empresa
Principal triunfo do 6-sigma:
Esta na disciplina que ele propõe, que permite lidar com a complexidade das operações comerciais.

Utilização do DMAIC :
A sigla DMAIC representa o modelo de melhoria do desempenho que utiliza métodos estatísticos:
Define: Definir os problemas e situações a serem melhorados.
Measure: Mensurar para obter informações e dados.
Assess: Analisar as informações captadas.
Improve: Incrementar processos.
Control: Controlar os processos aperfeiçoados, a fim de gerar um ciclo de melhoria contínua.

6 PASSOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SIX SIGMA
  1. A melhoria do desempenho deve iniciar-se pela alta liderança (treinamentos). Através desse conhecimento, os altos líderes orientarão o desenvolvimento de uma infra-estrutura gerencial.
  2. Desenvolvimento de sistemas para estabelecer comunicação mais próxima com clientes, funcionários e fornecedores.
  3. As necessidades de treinamentos são avaliadas com rigor. É ministrado treinamentos de " cima para baixo " em ferramentas de melhorias contínua de sistema, técnica e filosofia.
  4. É desenvolvida uma estrutura para a melhoria contínua de processos, junto com um sistema de indicadores para monitorar o progresso e o sucesso.
  5. Os processos empresariais que devem ser melhorados são escolhidos pela gerência e por pessoas com conhecimento profundo do processo em todos os níveis da organização.
  6. Os projetos six sigma são conduzidos individualmente por funcionários, as equipes são lideradas por green-belts e são apoiada e assistida por black-belts.


Nenhum comentário:

Postar um comentário