sábado, 11 de janeiro de 2014

Teoria Elementar da Demanda e Oferta

   Uma abordagem simplificada da Teoria elementar da demanda e oferta. A demanda ou procura é a quantidade de um determinado bem ou serviço que o consumidor deseja adquirir em certo período de tempo. A demanda é um desejo de comprar e um fluxo por unidade de tempo, ela é derivada da hipótese sobre a escolha do consumidor entre diversos bens que seu orçamento permite adquirir.
   Temos quatro determinantes que influenciam a procura do consumidor são eles: o preço do bem, preços dos outros bens, renda do consumidor e gosto ou preferência do indivíduo.
   A relação entre quantidade demandada e preço do bem é inversamente proporcional entre o preço do bem e a quantidade demandada. Quando o preço do bem cai, os consumidores deverão aumentar seu desejo de comprá-lo, ou seja, a demanda sobe.
   A relação entre a procura de um bem e o preço dos outros bens, depende do tipo de relação existente entre os dois bens. Se o aumento do preço do bem aumentar a demanda do bem, serão chamados substitutos ou concorrentes. Se o aumento do preço do bem ocasionar uma queda na demanda do bem, os bens serão chamados complementares.
   A relação entre a procura de um bem e a renda do consumidor é crescente e direta entre a renda e a demanda de um bem ou serviços. Existe umas exceções nessa regra, quando o individuo estiver totalmente satisfeito com o consumo de um determinado bem, e portanto, não altere a quantidade procurada por unidade de tempo, quando sua renda aumentar, chamamos de consumo saciado. Outra exceção encontra-se nos chamados bens inferiores, estes são os bens cuja demanda se reduz quando a renda aumenta.
   A relação entre a procura do bem e o gosto do consumidor está relacionado com o marketing das campanhas publicitárias que influenciam na procura de um determinado bem ou serviço.
   Na teoria elementar da oferta definimos a quantidade de um bem ou serviço que os produtores desejam vender por unidade de tempo. A oferta é um desejo, um plano, uma aspiração.

   A oferta de um bem depende de seu próprio preço, quanto maior for o preço de um bem, mais interessante se torna produzi-lo e, portanto, a oferta é maior. A oferta do bem também depende dos preços dos fatores de produção. O preço dos fatores, juntamente com a tecnologia empregada, determina o custo da produção. A oferta de um bem pode também ser alterada por mudanças nos preços dos demais bens produzidos. Se os preços dos demais bens subirem e o preço do bem x permanecer idêntico, sua produção torna-se menos atraente em relação à produção dos outros bens, consequentemente diminuindo sua oferta.













Alex Neves

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Qualidade- SIX SIGMA

Vamos falar de Qualidade Six Sigma .

O que é o programa 6-sigmas ?
Consiste na aplicação de métodos estatísticos a processos empresariais, orientada pela meta de eliminar defeitos. A maioria das empresas opera no nível 3,3 sigma, o que equivale a 35 mil defeitos por milhões de oportunidades de haver defeitos. Uma empresa 6 sigma gera apenas 3,4 defeitos por milhões.

Seus benefícios:
  • Maior eficiência operacional
  • Redução de custos
  • Melhoria da qualidade
  • Aumento da satisfação do cliente
  • Aumento da lucratividade
Que recursos são usados no modelo ?
Além das ferramentas habituais da qualidade, o arsenal incluir:
  • desenho/redesenho de processos
  • análise de variância
  • projetos de experimentos
  • controle estatístico de processos
  • análise de modos e efeitos das falhas
  • benchmarking (* assunto abordado nos meses atrás
Ingredientes crucial do 6-sigma :
  • A  estrutura que se estabelece na organização
  • Gestão baseado no conhecimento
  • Estrutura incluir primeiramente os líderes da empresa
Principal triunfo do 6-sigma:
Esta na disciplina que ele propõe, que permite lidar com a complexidade das operações comerciais.

Utilização do DMAIC :
A sigla DMAIC representa o modelo de melhoria do desempenho que utiliza métodos estatísticos:
Define: Definir os problemas e situações a serem melhorados.
Measure: Mensurar para obter informações e dados.
Assess: Analisar as informações captadas.
Improve: Incrementar processos.
Control: Controlar os processos aperfeiçoados, a fim de gerar um ciclo de melhoria contínua.

6 PASSOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SIX SIGMA
  1. A melhoria do desempenho deve iniciar-se pela alta liderança (treinamentos). Através desse conhecimento, os altos líderes orientarão o desenvolvimento de uma infra-estrutura gerencial.
  2. Desenvolvimento de sistemas para estabelecer comunicação mais próxima com clientes, funcionários e fornecedores.
  3. As necessidades de treinamentos são avaliadas com rigor. É ministrado treinamentos de " cima para baixo " em ferramentas de melhorias contínua de sistema, técnica e filosofia.
  4. É desenvolvida uma estrutura para a melhoria contínua de processos, junto com um sistema de indicadores para monitorar o progresso e o sucesso.
  5. Os processos empresariais que devem ser melhorados são escolhidos pela gerência e por pessoas com conhecimento profundo do processo em todos os níveis da organização.
  6. Os projetos six sigma são conduzidos individualmente por funcionários, as equipes são lideradas por green-belts e são apoiada e assistida por black-belts.