sábado, 8 de junho de 2013

Profissional do Novo Século

Nas minhas leituras sobre o desafio de torna-se um profissional completo e diferenciado, encontrei um texto super legal do livro " Manual de Carreira" da (Vivian Maerker Faria) e gostaria de compartilhar com vocês. Segue o texto abaixo :
 
Competências necessárias do profissional do século XXI
 
  
Na hora de arrumar emprego, formação técnica não é tudo. No  mercado o tema parece ser: " Procura-se", pois as empresas têm demorado muito para encontrar profissionais bem preparados para preencher suas posições. Mas o que realmente as empresas e seus líderes esperam de seus colaboradores ?
   Com tantas faculdades no Brasil, a cada semestre são despejados no mercado de trabalho centenas de novos profissionais com qualificações técnicas para trabalhar. Haverá emprego para todo mundo? Com esse número de formandos por semestre e por ano, a competitividade aumenta, trazendo à realidade a necessidade de ter um diferencial no ambiente de trabalho. E a maior fonte de diferenciação é a... ATITUDE !
   Se antes a empresa escolhia o funcionário que queria contratar, hoje o colaborador também escolhe a empresa onde quer trabalhar. A vida, as empresas e o mundo moderno exigem profissionais com talentos diversificados e forte capacidade de fazer acontecer. É importante que tenham foco, que criem seu caminho, mudem sua história, preparem-se para as oportunidades e não se deixem ficar escravos da má administração do tempo. Por outro lado, desnecessário dizer que não é valorizado o profissional que não sabe para onde vai e que, portanto, pouco se importa com o caminho.
   O que se procura, hoje em dia, são profissionais  que já experimentaram dificuldades e souberam transpor obstáculos, saindo fortalecidos. Nesse contexto, uma competência muito valorizada é a RESILIÊNCIA (palavra que, na física, designa a capacidade de um objeto se resistir  a choques mantendo sua forma original ou retomando-a rapidamente). Uma bola de gude é resiliente, porque leva choques e não quebra. Uma almofada é resiliente, porque, depois de amassada, facilmente pode voltar ao normal. Um papel não é resiliente, pois, depois de amassado, não volta a ser como era antes.
Na vida profissional, resiliência é a capacidade que as pessoas têm de passar por crises, imprevistos, pressão e adversidades (sejam de cunho profissional, social, familiar ou pessoal) superando as situações e saindo delas fortalecidas e transformadas positivamente. A pessoa que possui resiliência desenvolve a competência de reconstruir-se e moldar-se rapidamente e cada obstáculo e a cada desafio sem perder a sua essência.
   O que o mercado procura são pessoas motivadas, alegres, de bem com a vida, otimistas e que não dependem do ambiente externo para se sentirem motivadas. Busca-se profissionais que colocam a sua energia pessoal no trabalho, sem deixar que a vida pessoal atrapalhe a profissional ou vice-versa, mas trazendo as experiências de uma esfera para a outra. Entusiasmo não pode ser treinado, tem de vir de dentro. O que você faz diariamente para se manter motivado ?
 
 
Para reflexão .
 
Abraços,
Alex Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário