Venho hoje falar de alguns pontos importantes e fundamentais que devemos conhecer sobre as " Empresas Visionárias".
O livro " Feitas para durar" de Collins e Porras traz algumas idéias e práticas muito legal que devem ser compartilhadas.
Mais primeiramente o que são empresas visionárias ?
São organizações líderes em seus setores, muito admiradas pelas outras empresas da área e com um longo registro de impactos significativos sobre o mundo à sua volta.
Abaixo listei alguns pontos e características importante para ser uma empresa visionária de acordo com o livro "Feitas para durar ".
- Não existe um conjunto "correto" de valores para ser uma empresa visionária. O crucial não é o conteúdo da ideologia que guia a empresa, mas sim o quanto ela acredita nela e a maneira como vive, respira e expressa com consistência em tudo aquilo que faz.
- Para os líderes destas empresas visionárias sua maior gratificação é a criação, é a própria empresa aquilo que ela representa.
- As empresas visionárias tem tanta certeza daquilo que representam e das suas metas que simplesmente não tem espaço para pessoas com má vontade ou incapacidade de se encaixar nos seus padrões rígidos.Não devemos enxergar a empresa como um meio para os seus produtos, mas sim os seus produtos como um meio para a empresa. A maior criação de Bill Hewlett e Dave Packar não foram os produtos, mas sim a empresa HP e sua filosofia. Produtos e serviços, por mais visionários que sejam, tornam-se obsoletos; uma empresa não deve jamais se tornar obsoleta.
- A lucratividade é uma condição indispensável para a sobrevivência, e um meio importante para atingir objetivos, mas não deve ser o objetivo em si.
- Uma forma de descobrir a ideologia (valores centrais+objetivos) de sua empresa é fazer a seguinte pergunta: "Por que nós simplesmente não fechamos esta organização, pegamos o dinheiro e vendemos todos os bens?". Tente obter uma resposta que seja válida hoje e por vários anos.
- Não confundir ideologia com estratégia, cultura, operações ou política. Com o tempo a estratégia deve mudar, a cultura irá mudar, as operações podem mudar; a única coisa que não pode mudar é a ideologia. Isso se a empresa quiser ser uma visionária.
- Precisa-se passar menos tempo impondo soluções e mais tempo dando as ferramentas para as pessoas (Conhecimento).
- Uma empresa visionária nunca se pergunta "como estamos nos saindo" ou "como podemos acompanhar a concorrência?". Elas se perguntam "como poderemos nos sair melhor amanhã do que nos saímos hoje?". Isso é um estilo de vida, o desempenho excepcional não é uma meta, mas um subproduto de um ciclo interminável de auto-estimulo. Não há linha de chegada, nunca se consegue algo definitivo, não há um ponto em que elas sentem que podem relaxar e continuar progredindo sem esforço.
- As empresas visionárias entendem que os lucros são uma consequência, e se sempre lembrar disto, eles também nunca deixaram de vir.
- Não existem práticas boas ou ruins, o que existem são práticas adequadas aos objetivos de uma empresa.
- Ser uma empresa visionária depende de uma continuidade. A única maneira de fazer isso é através de um compromisso de longo prazo.
Para estudantes de Administração e Engenheira sugiro a leitura do livro, traz um conhecimento muito legal !!
Abraços,
Alex Neves
Adorei o modo como escreve:direto
ResponderExcluirFaço curso de tec em adm no Federal Sao Paulo
Mas a sua explicação me deixou bem segura ref ao assunto.
Parabéns!